MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

NO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO, CAMPUS DIVINÓPOLIS INAUGURA ESPAÇO DE LEITURA.

Quarta-feira, 23 de maio de 2018
Última modificação: Quinta-feira, 24 de maio de 2018

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional do Livro (segunda-feira, 23 de abril), foi disponibilizado pelo Campus Divinópolis um novo espaço de leitura, ao lado da entrada da biblioteca, que pode ser utilizado por alunos, professores, técnicos administrativos, colaboradores e visitantes da instituição. “No espaço, deixamos à disposição dos interessados, de forma livre, obras de literatura infantojuvenil e adaptações de clássicos para crianças e jovens. São obras atraentes, bonitas, de fácil e rápida leitura”, informa o idealizador do espaço, o professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura, Rodrigo Alves. “A ideia é que a pessoa que esteja com uns minutinhos disponíveis passe ali e veja um livro, dê uma olhada em um volume, na capa, ilustrações, orelhas… Se gostar da obra, poderá ler ali mesmo… Ou, se quiser levar para ler, poderá formalizar o empréstimo na biblioteca”, completa.

Inês Passos, a bibliotecária do campus e uma entusiasta do projeto, acredita que esta é uma forma de atrair para o espaço da biblioteca, usuários que geralmente não usufruem do acervo por não disporem de tempo para mais leituras de textos literários. “Este espaço funcionará como uma espécie de chamariz de leitores que, se ele não existisse, talvez não viessem conhecer a biblioteca e o nosso acervo de literatura”, complementa Inês. Segundo o professor Rodrigo, serão feitos no espaço, de tempos em tempos, ações de promoção da leitura literária, como recitais, e performances artísticas inspiradas em obras. “Quem quiser poderá, por exemplo, ler para os passantes, trechos de obras do acervo que achar interessantes”, finaliza.

Acomodado em caixotes que foram pintados em cores variadas e transformados em estantes, o acervo do espaço de leitura inclui desde adaptações de clássicos como Vinte mil léguas Submarinasde Júlio Verne, até versão para criança de obras renomadas da literatura portuguesa, como Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. O conforto para leitor fica a cargo dos pufes, almofadas, tapete e mesa de leitura elaborados no âmbito do projeto Literatura ao alcance de todos, desenvolvido no campus com o apoio da FAPEMIG e do CNPq. Completa o cenário, uma cortina artesanal feita pela bibliotecária Inês Passos, destacando trechos de importantes autores da literatura.

Iago Ribeiro Fávero, filho do pedagogo da unidade, Ânderson Ribeiro, seleciona o seu livro para ler no final de semana

Iago Ribeiro Fávero, filho do pedagogo da unidade, Ânderson Ribeiro, seleciona o seu livro para ler no final de semana

Estantes feitas de caixotes repaginados. Ao fundo, cortina feita pela bibliotecária Inês Passos

Estantes feitas de caixotes repaginados. Ao fundo, cortina feita pela bibliotecária Inês Passos


Inauguração

No intervalo do almoço da segunda-feira em que se comemorou o Dia Internacional do Livro, música, leitura de prosa e de poesia e reflexões sobre textos lidos marcaram a inauguração do novo espaço de leitura do campus Divinópolis, localizado ao lado da entrada da biblioteca setorial. As apresentações musicais ficaram a cargo do aluno Vitto Lucca – estudante do curso superior de Engenharia Mecatrônica –, e do estudante Emanuel Petit – estudante do último ano do curso técnico em Eletromecânica. Tocando respectivamente, violão e flauta, os estudantes tiveram suas apresentações entremeadas por leituras de textos feitas pelo idealizador do espaço e pelos bibliotecários do campus, Cléber Bolívar e Inês Passos. Entre os textos lidos, estiveram nomes como Mário Quintana e Adélia Prado. Com duração de quarenta e cinco minutos, o evento de inauguração do espaço contou com um público composto por alunos do ensino técnico de nível médio e do superior, por professores, técnicos administrativos e colaboradores do campus.

Bibliotecária Inês Passos lê poema de Mário Quintana

Bibliotecária Inês Passos lê poema de Mário Quintana

Estudante de Engenharia Mecatrônica, Vitto Lucca, toca Aquarela, de Toquinho e Vinícius

Estudante de Engenharia Mecatrônica, Vitto Lucca, toca Aquarela, de Toquinho e Vinícius

Literatura ao alcance de todos

O projeto Literatura ao alcance de todos foi orientado pelo prof. Rodrigo Alves, e contou também com uma equipe que envolveu outros professores e também alunos. “Nós desenvolvemos o projeto entre os anos de 2013 e 2016. Além de mim, o projeto contou com a atuação da professora Hemilly Brugnara, do curso Técnico de Produção de Moda, e com os alunos André Almeida Gonçalves e Lavínia Garcia Pereira, que concluíram, respectivamente, os cursos técnicos de Informática e Produção de Moda no campus Divinópolis”, esclarece o coordenador. “Depois de um longo percurso de pesquisa com grupos de jovens de escolas públicas dos municípios de Divinópolis e Pimenta, desenvolvemos pufes, almofadas, garrafas, chinelos e outros produtos com a finalidade de divulgar trechos de obras literárias de expressão portuguesa. A intenção do projeto foi fazer com que tais trechos passassem a compor a paisagem dos ambientes frequentados por leitores jovens, naturalizando a presença da cultura literária na rotina deles”, finaliza o professor Rodrigo Alves.

Bibliotecário Cléber Bolívar fala sobre obra de poeta de Divinópolis

Bibliotecário Cléber Bolívar fala sobre obra de poeta de Divinópolis

Gabriela e Jéssica (3 ano Produção de Moda) conhecem obras do acervo acompanhadas por Plínio (3 ano Informática)

Gabriela e Jéssica (3 ano Produção de Moda) conhecem obras do acervo acompanhadas por Plínio (3 ano Informática)

Tags: ,