MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

“Arábia”, longa mineiro premiado, será exibido no 8º Festival de Arte e Cultura

Segunda-feira, 25 de junho de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 25 de junho de 2018

arabia

No 8º Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG, os campi de Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Leopoldina e Varginha vão exibir o longa mineiro “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans. Premiado no Festival de Brasília, em 2017, nas categorias de melhor filme, melhor ator, melhor trilha sonora e melhor montagem. Exibido em mais de 50 festivais dentro e fora do Brasil, entre eles, o Festival de Roterdã (Holanda), o Viennale (Áustria) e o BFI (Londres), ganhando, ao todo, 14 prêmios internacionais. Um detalhe interessante sobre o longa, consiste no fato do mesmo ter sido inteiramente produzido em Contagem – Minas Gerais.

A programação de exibição será: Varginha (28 de agosto), Curvelo (29 de agosto), Contagem (30 de agosto), Leopoldina (31 de agosto) e Belo Horizonte (01 de setembro).

Sinopse

André é um jovem de 18 anos que mora no bairro da Vila Operária, próximo à Fábrica de Alumínio, em Ouro Preto. Uma vez por semana, sua Tia Márcia, que trabalha no bairro como enfermeira, vai até a casa deles para ajudar com as tarefas domésticas.
Um dia, um dos operários da fábrica, chamado Cristiano, um forasteiro com um histórico de confusões na Vila Operária, sofre um acidente. A Tia de André presta os primeiros socorros na própria rua, e pede a André que vá até a casa dele para buscar seus documentos e algumas roupas. Quando vai até a casa do operário, André acaba encontrando, por acaso, um caderno escrito por ele.
A partir daí, o filme se bifurca, e mergulha na história de Cristiano, o operário. Escrito inicialmente como um exercício para o espetáculo de fim de ano do teatro da fábrica, esse diário acaba revelando a trajetória épica e fabular de um trabalhador, cuja aventura pessoal atravessa a história dos últimos dez anos do país.

Confira o trailer.