MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CICLO DE FILMES – CINEMA E REVOLUÇÃO

Segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Última modificação: Sexta-feira, 18 de maio de 2018

No próximo sábado, dia 21 de outubro, o Departamento de Geografia e História (DGH) desenvolverá um ciclo de cinema como atividade letiva. No ano em que se rememora os 100 anos da Revolução Russa acreditamos ser fundamental discutir a temática da Revolução e sua ocorrência ao longo desse século. Para isso, organizamos a projeção de sete filmes que se relacionam com essa temática e que se referem a momentos e realidades distintas. Além da projeção dos filmes, haverá um debate coordenado pelos professores do departamento.

Data: 21 de outubro de 2017

Local: Campus I, Avenida Amazonas, 5253, Nova Suíssa, Belo Horizonte, MG

Salas: 423, 425, 426, 427, 428, 429 e 431

Horário: 8 horas

Programação:


Adeus, Lênin

adeus-lenin

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Terra e Liberdade

terra-e-liberdade

Após a morte de seu avô, uma adolescente decide vasculhar seus documentos e descobre que ele era um veterano da Guerra Civil Espanhola. Durante sua juventude, David (Ian Hart) se juntou ao Partido Comunista e logo se aliou ao POUM (Partido Obrero de Unificación Marxista). Ele deixou a Inglaterra para lutar contra os fascistas na Espanha em 1936, vendo seus sonhos e ideologias serem postos à prova.

Machuca

machuca

Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.

Filhos do Paraíso

filhos-do-paraiso

Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

Reds

reds

Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), mulher casada que larga o marido para ficar com ele e se torna uma importante feminista. Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.

O Último Imperador

o-ultimo-imperador

A saga de Pu Yi (John Lone), o último imperador da China, que foi declarado imperador com apenas três anos e viveu enclausurado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, enfrentando então o mundo pela primeira vez quando tinha 24 anos. Neste período se tornou um playboy, mas logo teria um papel político quando se tornou um pseudo-imperador da Manchúria, quando esta foi invadida pelo Japão. Aprisionado pelos soviéticos, foi devolvido à China como prisioneiro político em 1950. É exatamente neste período que o filme começa, mas logo retorna a 1908, o ano em que se tornou imperador.

O Círculo do Poder

o-circulo-do-poder

Ivan Sanchin (Tom Hulce), um humilde projecionista do clube da KGB, é requisitado para projetar filmes para Stalin, ocupando função no período entre 1939 até a morte do ditador, em 1953. Frequentando o círculo do poder, ele se torna ao mesmo tempo um privilegiado e uma marionete nas mãos de assessores do líder, arriscando o futuro seu e de sua esposa. Baseado em história verídica.

 

Tags: , , ,