MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mostra de Cinema Feminista com a Coletiva Malva – CEFET-MG

Quarta-feira, 29 de agosto de 2018
Última modificação: Quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Dentre as atividades ofertadas no 8º Festival de Arte e Cultura, teremos a Mostra de Cinema Feminista, promovida pela Coletiva Malva. A Coletiva Malva surgiu a partir do encontro de produtoras e curadoras de Belo Horizonte, integrando em sua composição a psicóloga Daniela Pimentel, a historiadora Letícia Souza, a comunicadora Mirela Persichini e a cientista social Rita Boechat. Essa parceria surge com o intuito de fomentar, não somente os trabalhos concebidos por mulheres, mas também pensar a construção e o pensamento audiovisual nacional pelo viés feminino. Nesse sentido, diversos são os produtos já realizados pela Coletiva, mostras, curadorias, produções e realizações cinematográficas. Abriremos a Mostra com a exibição do documentário de Gabriela Matos fotógrafa e cineasta – Favela em Diáspora. Serão dois dias onde discutiremos sobre empoderamento e representatividade feminina no mundo do cinema, e o mais importante: assim como todo o Festival, a mostra é gratuita e aberta a todos.

Dia 30/08/18 às 19h – Campus I || Local: Grêmio

Favela em Diáspora – Gabriela Matos
Sinopse: Em meio a uma desapropriação, o que fica? Memórias de um povo que está à margem do asfalto. Moradores do Morro do Papagaio relatam, a partir de suas vivências, como o processo de migração compulsória realizado por um projeto da Prefeitura provoca uma ruptura em suas histórias.
 
Fervendo – Camila Gregório 16’ Cachoeira BA Brasil, 2017
Sinopse: Ticiane procura por momentos descontraídos enquanto tudo está fervendo.
 
Fervendo (2017)

Fervendo (2017)

 

Female to Me – Calí dos Anjos 19’10 Rio de Janeiro RJ Brasil 2017
Sinopse: Youtubers trans designadxs mulheres produzem uma grande quantidade de material sobre suas descobertas e processos pessoais. Female To Me é um enlaçar de algumas dessas narrativas.
 
 
Uma Família Ilustre – Beth Formaggini documentário 18′ 44″ RJ, 2015
Sinopse: Conversa entre o Bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da polícia civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.
 
Uma Família Ilustre (2015)

Uma Família Ilustre (2015)

 
Dia 31/08/18 às 19h – Campus II
 
 
 
Ocupação Hotel Cambridge – Andrea Mendonça documentário 24 ́ São Paulo-SP, 2015
Sinopse: O curta metragem retrata o funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo, Frente de Luta Por Moradia (FLM) por meio do cotidiano dos moradores da Ocupação Hotel Cambridge.
 
Ocupação Hotel Cambridge (2015)

Ocupação Hotel Cambridge (2015)

 
Maria – Elen Linth 16’44 Manaus AM Brasil, 2017
Sinopse: Nascida aos 16, numa cidade ensanguentada por corpos de peito e pau.
 
Maria (2017)

Maria (2017)

 
Real Conquista – Fabiana Assis 14′ Goiânia, 2017
Sinopse: Em Goiânia, no bairro Real Conquista, uma uma mulher, marcada por um forte passado de violência, luta por melhores condições de vida.
 
Real Conquista (2017)

Real Conquista (2017)