MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Festival de Arte e Cultura

bh-festival-de-bandas-16_8257661623_o

A proposta do Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG, como um dos instrumentos das diretrizes para uma Política de Arte e Cultura da Instituição, é apresentar, a cada dois anos, uma síntese da produção artístico-cultural, tanto interna quanto externa, realizada e/ou promovida nos campi de nove cidades de Minas Gerais: em Araxá, em Belo Horizonte (Campi I, II e VI), Contagem, Curvelo, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo e Varginha. Localidades onde o CEFET-MG se faz presente. Nessa direção, o que se pretende com o evento é fomentar e divulgar manifestações culturais e artísticas diversas, produzidas no âmbito da instituição, ou fora dela.

bh-festival-de-bandas-14_8257662285_o

Idealizado pelos Professores Camilo Rogério Lara Guimarães e Rogério Barbosa, em 2006, o evento teve como proposta a confluência da produção artística-cultural interna da instituição, juntamente com outras manifestações produzidas em Minas Gerais. A partir de sua sétima edição, em 2016, o Festival passou a ter caráter bianual, característica que remete ao seu projeto original. A promoção do diálogo tão necessário para a construção da criatividade e para a formação de público sensível e sintonizado com a importância da arte e da cultura nos processos educacionais (de forma geral), e na formação dos sujeitos envolvidos nesses processos, de forma mais específica, sejam eles alunos, servidores, familiares e/ou comunidade externa em geral, têm sido o fio condutor do evento.

Uma breve retrospectiva do Festival pode ser encontrada em Fazendo arte, promovendo cultura!, publicado no volume 1, número 1, da Revista Extensão & Comunidade.