MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Grupo de extensão do Campus Divinópolis lança o livro “Permitir-se”.

Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Última modificação: Terça-feira, 16 de dezembro de 2025

O grupo de extensão SOPA, que foi credenciado na Coordenação de Arte e Cultura no ano passado, é uma iniciativa de discentes de Produção de Moda e Mecatrônica, e conta com a coordenação da professora Alba Durães e assistência das docentes Maria Isabel Carvalho e Natália Giarola. O SOPA, cuja sigla significa Sociedade de Poetas Anônimos, busca incentivar a liberdade criativa dos alunos que escrevem e, por muitas vezes, têm vergonha de expor seus textos, além de ajudá-los a criar vínculos com outros autores da instituição. Os textos podem ser enviados por meio de um grupo de Instagram, e os escritores podem se utilizar de pseudônimos, mantendo, dessa forma, o propósito do grupo de preservar a identidade de seus poetas.

No dia 02 de Dezembro, o projeto pôde publicar seu primeiro livro, intitulado “Permitir-se”, que conta com dez textos de alunos do Ensino Médio, que participam do grupo de extensão e compartilham suas criações artísticas. Produzido pela editora Patrimônio das Letras e organizado pelos professores parceiros do grupo de extensão, o livro foi lançado em um evento no auditório do Campus Divinópolis e contou com a participação de estudantes, servidores e da comunidade externa à instituição. Nas palavras do grupo: “A publicação representa um marco na trajetória dos jovens escritores, que, pela primeira vez, se lançam oficialmente no cenário literário. O livro também simboliza o crescimento do projeto SOPA, que alcança seu propósito ao incentivar estudantes a deixarem o anonimato e assumirem suas vozes autorais com coragem. Autores que antes se escondiam sob pseudônimos passam, agora, a associar suas identidades às próprias palavras, transformando a escrita em um ato de liberdade.”

Para além da publicação da coletânea “Permitir-se”, o SOPA também organiza periodicamente saraus e eventos culturais no campus Divinópolis , estreitando o laço com a comunidade docente e discente, dando oportunidade para que os artistas da instituição mostrem seu talento e sua forma de se expressar. O projeto é uma iniciativa que incentiva a criatividade dos discentes e acolhe as necessidades dos artistas que participam das atividades propostas, além de criar um espaço dentro da instituição para a liberdade criativa, muitas das vezes tolhida pela rotina ocupada que a sociedade impõe.

Texto: Lavínia Cunha Lucas, estagiária da DEDC/ARTC.