MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Filmes que celebram o orgulho LGBTQIA+

Quarta-feira, 28 de junho de 2023
Última modificação: Quarta-feira, 28 de junho de 2023

No dia 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data faz referência à resistência dos frequentadores do bar Stonewall Inn, marcada pela forte repressão policial em 1969 em Nova York. O marco representa o início da luta pelos direitos dessa comunidade.

Para marcar a data, vamos listar filmes que tratam da temática  LGBTQIA+ das mais diferentes maneiras.

Moonlight: Sob a Luz do Luar 

O filme conta a história de Chiron, um jovem negro e homossexual que vive na periferia de Miami, nos Estados Unidos. Foi um sucesso de crítica e recebeu o Oscar em diversas categorias. Foi o primeiro filme de temática LGBTQIA+ a ganhar na principal categoria da premiação.

Hoje eu quero voltar sozinho

Baseado no curta “Eu não quero voltar sozinho”, o longa aborda a história sobre Leonardo, um adolescente cego, que tenta lidar com a mãe super-protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. 

Meu nome é Ray

Ray, que nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero, se prepara para fazer a cirurgia de transgenitalização. Sua mãe tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly recusa-se a aceitar a resolução e cria um conflito familiar.

Me chame pelo seu nome

O jovem Elio está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.

Madame Satã

O filme brasileiro foi dirigido por Karim Aïnouz e lançado em 2002. O drama biográfico conta a história real de João Francisco dos Santos, interpretado por Lázaro Ramos. Apelidado de Madame Satã, João foi um transformista que viveu no Rio Janeiro no começo dos anos 30. 

Priscilla, a rainha do deserto 

Essa é uma comédia musical de 1994 produzida na Austrália e dirigida por Stephen Elliott. Considerado um clássico LGBT, o filme traz Terence Stamp, Hugo Weaving e Guy Pearce interpretando duas drag queens e uma transsexual. Elas viajam a bordo de um ônibus em direção à Alice Springs, um local turístico no deserto australiano.

Tudo sobre minha mãe 

Tudo sobre minha mãe é um longa do diretor Pedro Almodóvar. A trama gira em torno de Manuela, uma mãe solo que acaba de sofrer um trauma quando seu filho adolescente é atropelado. Arrasada, ela parte à procura do pai do garoto, que havia se transformado em travesti, para avisar sobre o acidente.

Coordenação de Arte e Cultura